Amanha , terça 29/05, vou participar do concerto oficial da Orquestra Sinfonica do RN, as 20 entrada franca.
Depois de uma boa aula de Sistema Auditivo e um papo com alguns colegas sobre a ida e não ida das pessoas à concertos de música sinfônica, (passando por temas como André Rieu tocando com orquestra "Ai se eu te pego" no Faustão), decidi fazer minha parte no sentido de fomentar a ida a concertos.
Acredito que além dos valores instrínsecos do programa ( música 100% acústica, rica variedade de timbres ( mais de 10 tipos de instrumentos diferentes), oportunidade de sentar exclusivamente para ouvir música, etc) há o a possibilidade de desenvolver o gosto por uma arte tão abstrata quanto forte no despertar de emoções: uma sinfonia não tem letra e não representa diretamente coisa alguma... mas emociona.
Que pena que ela seja tão chata! Sim. A princípio é um esforço sentar e ouvir uma sinfonia de Mozart. A boa notícia é que como todas as coisas boas da vida, como nossa querida Neurociencia, a música vai ficando exponencialmente melhor e mais emocionante a medida que se aprofunda o entendimento e contato.
Então envio uma introdução que escrevi da parte estrutural do que será tocado. Dessa forma acredito que se torne mais fácil se aproximar mais da linguagem musical.
Então é isso, todos convidados.
Para os que quiserem segue abaixo uma introdução à estrutura e contextualização das obras.
Abraço
Programa:
1- Abertura Flauta Mágica;
2- Missa em Dó Maior,
3- Sinfonia 41 "Jupiter".
1- A Abertura pertence à ópera de mesmo nome e foi consagrada uma das obras mais importantes do Mozart.
Esta é uma obra inspirada em motivos maçônicos e o início é lento, fazendo alusão ao começo de uma cerimonia ritualistica com 3 toques em fortíssimo de toda a orquestra, com enfease nos instrumentos de sopro( metais).
Segue o desenvolvimento de um tema atribuído ao personagem Papageno da ópera, mais agitado e rapido. Merece atenção como o tema começa nos segundos violinos( sessão interna de violinos) e passa para os primeiros ( sessão externa...onde eu toco :) e depois para as violas e violoncelos.
Depois que os sopros fazem um tema derivado deste do Papageno ocorre uma nova "chamada ritualística". Dessa vez o tema é desenvolvido em tonalidades menores de forma mais dramática.
O fim deste desenvolvimento é anunciado pelos instrumentos de sopro ( trombone, trompete e flauta) encaminhando para a finalização da abertura.
Abaixo o link com a obra
http://www.youtube.com/watch?
2- Missa em Do.
É uma obra para cantores líricos , coro e orquestra.
Não tenho muito que falar dessa obra. Segue o link wiki http://en.wikipedia.org/wiki/
Não achei o link no youtube.
3- A Sinfonia Jupiter.
Tem 4 movimentos e por isso é um padrão não aplaudir entre um movimento e outro.
PRIMEIRO MOVIMENTO. http://www.youtube.com/watch?
É uma típica forma sonata: TEMA A-; TEMA B-; RECAPITULAÇÃO- ; DESENVOLVIMENTO-; TEMA A E TEMA B diferenciados- CODA.
a- TEMA A- Um tema rítmico , agitado e enérgico inicia com toda orquestra e é respondido pelos violinos. O mesmo tema é então executado pelos sopros com os violinos respondendo em piano( com menos volume de som). Os dois grupos ( cordas e sopros) finalizam o primeiro tema.
b- TEMA B, 1´ 24´´; tema mais melodico, cantado, calmo, presentado pelos primeiros violinos, segundos acompanhando e sopros e violoncelos respondendo.
Curiosamente nessa sinfonia há uma variação que apresenta um novo segundo tema preparado por uma quebra de expectativa: um fortíssimo em uma inesperada tonalidade menor ( 2´01´´) faz parecer que a obra esta caminhando pro desenvolvimento. Depois de um enérgico desenvolvimento das cordas apoiado pelos metais surge um repentino silencio( 2´30´´) e o verdadeiro TEMA B é apresentado nos primeiros violinos respondido nos celos.
c- RECAPITULAÇÃO 3´03´´( repetição do que já foi mostrado até então)-
d- DESENVOLVIMENTO- 6´05´´
O TEMA B é reapresentado em muitas tonalidades e variações são feitas sobre o TEMA B e TEMA A. Interessante observar como os dois temas são tocados em diferentes naipes.
e- TEMA A e TEMA B- diferenciados. 7´46´´ Nessa sessão várias pequenas mudanças são feitas no que já foi apresentado, é um bom momento da obra pra observar como o Mozart concebeu a arquitetura temática.
f- CODA. ( fechamento do movimento)
SEGUNDO MOVIMENTO.
Mozart gostava de "viajar" no caráter meditativo dos segundos movimentos. São sempre lentos e mais expressivos, dramáticos.
TERCEIRO MOVIMENTO
Depois da "meditação" vem sempre uma dança.É um movimento inspirado nas danças de salão da época que migraram para as festas populares.
QUARTO MOVIMENTO.http://www.youtube.
Um fugato. Um tema é apresentado nos primeiros violinos, depois nos violoncelos, depois nos sopros; em cada grupo de instrumentos vai sendo variado. Um segundo tema é acrescentado e continua esse procedimento. Um tema "foge do outro" percorrendo diferente familias de instrumentos. É o movimento mais cult da sinfonia pela engenhosidade de misturar até 3 temas simultaneos.
É isso!
Divirtam-se.
Abraço
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